A representação de uma bissexualidade complexa por uma narração complexa em O Efeito Urano, de Fernanda Young

 


Saiu um trabalho novo: A representação de uma bissexualidade complexa por uma narração complexa em O Efeito Urano, de Fernanda Young.

Nas minhas buscas constantes de representações complexas da bissexualidade, divido esse texto com vocês. Ele foi apresentado no congresso Amores Literários e agora está no E-book.

Leia aqui. 

Se o link acima não funcionar, clique aqui e busque o título do texto no meu perfil.

Resumo

Este artigo analisa o romance “O Efeito Urano” (2001), de Fernanda Young, com foco na representação da bissexualidade da personagem Cristiana. O enredo aborda a relação de Cristiana com a amiga Helena enquanto ainda é casada com Guido. A narrativa apresenta uma estrutura complexa, articulando diferentes perspectivas para explorar a subjetividade da protagonista. O objetivo principal da análise é compreender de que maneira a bissexualidade de Cristiana é representada esteticamente, destacando como a alternância de vozes narrativas contribui para uma representação mais complexa da sexualidade. Como metodologia, estruturo a investigação na análise literária, utilizando a noção de “jogo literário” de Wolfgang Iser (2002) para entender a multiplicidade de figuras neste espaço ficcional e assim poder explicar a sua complexidade. A abordagem permite uma reflexão sobre como a estrutura narrativa contribui para a representação da bissexualidade no romance. Como resultado, identifiquei que a alternância de vozes narrativas não apenas expõe o conflito interno da protagonista — entre desejo e culpa — como também evidencia suas relações com as personagens Guido e Helena. Concluo que a fragmentação e o diálogo entre as vozes narrativas configuram uma representação da sexualidade que escapa de categorias rígidas, permitindo uma abordagem fluida, ou seja, mais próxima da bissexualidade. 

Representação; Bissexualidade; Narração; O Efeito Urano; Fernanda Young. 

Ebook completo em: https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1aDBVlXkLt4CClUyM2EHySzBvHU4TRcbG?fbclid=PAQ0xDSwMZULhleHRuA2FlbQIxMAABp7lqPV5e1dGoymO3rI3KUZXYILw-uJ0VxSKPciCpTXWZuN93z1qciacOQlcu_aem_fqhhGhnSOWpr5REu0-vZHA ISBN: 978-65-5886-566-7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beleza Fatal, Carnaval, filme bissexual e outros assuntos sem rima

Toda vez que eu sinto a morte de alguém